A vida às vezes nos reserva surpresas pitorescas.
Lembro-me até hoje (e, ao lembrar, não consigo refrear um sorriso maroto) que durante uma entrevista de um candidato de alto nível para importante função em finanças, fiz a pergunta óbvia: “Qual a sua maior realização, da qual você se orgulha”?
Houve alguns segundos de hesitação. Num átimo inicial, suas feições demonstraram surpresa; em seguida, sua expressão iluminou-se e um leve sorriso tomou sua face, enunciando com orgulho a resposta: “Os maravilhosos filhos que eu criei”!
Não há dúvida. Esta é exatamente a resposta que eu esperaria, caso estivesse selecionando a babá para cuidar dos filhos do Presidente da empresa. Mas o contexto era um cargo de Diretor Financeiro.
Esse fato me marcou muito e provocou a reflexão: o quanto as pessoas vêm despreparadas para participar de uma entrevista!
Mais surpreendente ainda, é o fato de que se tratam de pessoas experientes e de bom nível, que são suportadas por carreira de sucesso e que estão acostumadas a tomar decisões lógicas e fundamentadas, a planejar suas ações segundo estratégias vencedoras e a agir sistematicamente face aos objetivos propostos.
Porque não aplicam os mesmos princípios à atividade de conquista de um emprego? Porque não tratam adequadamente o único patrimônio que lhe pertence, que é sua qualificação profissional? Todo o resto pertence à empresa para a qual trabalham.
Ao final, a busca de uma oportunidade profissional não é matéria tão complexa quanto engenharia espacial ou biologia molecular. É um trabalho sistemático e planejado, que envolve cinco passos:
Passo 1: Conhecer o seu produto (Patrimônio Profissional)
Passo 2: Definir o seu Objetivo
Passo 3: Como Elaborar um Currículo Vencedor
Passo 4: Como identificar oportunidades no mercado de trabalho
Passo 5: Como se conduzir numa entrevista bem-sucedida
A Life Transitions foi criada com o propósito de orientar pessoas na busca bem-sucedida de trabalho e renda.