Se você é autoconfiante e confia na fonte de informação, pergunte ao seu funcionário, durante a reunião de avaliação do desempenho, como ele o enxerga no papel de supervisor. Faça isso ao final da sessão.
Não faça uma pergunta aberta, pois os resultados serão inócuos. Faça perguntas específicas, do tipo:
– Há algo que você considera que eu fiz, durante este ano, que contribuiu para que você atingisse este nível de desempenho?
– O que, na sua opinião, eu poderia ter feito para ajuda-lo a ter um melhor desempenho?
– Quais duas ou três coisas que eu deveria continuar a fazer durante o próximo ano, porque contribuem para o seu desempenho?
– No que você gostaria que eu mudasse ou o que eu deveria melhorar?
Além disso, pare e reflita (mas não pergunte ao outro):
Eu sou uma pessoa veraz e sincera?
Não existe a meia verdade. As mentiras sempre afloram e se voltam contra você. Pior ainda, quando elas se revelam, lançam descrédito sobre você e sobre tudo o que você disser daqui para frente. Ninguém irá confrontá-lo com a verdade; vão falar pelas suas costas.
Eu pratico o que eu digo?
As pessoas precisam saber que contam com você. Elas necessitam saber sua posição em relação a assuntos importantes.
Eu digo para as pessoas tudo aquilo que elas precisam saber, o que eu estou pensando e o porquê de eu estar agindo de uma determinada
maneira?
Seja preciso nas suas palavras de forma a deixar os assuntos claros e evitar a confusão. Não crie situações nas quais as pessoas possam interpretá-lo de forma errada ou possam entender promessas ou compromissos vagos, que não serão cumpridos.
Eu sou confiável?
Adquirir a reputação de confiável requer consistência e atenção constante.
Completando
Faça uma lista das qualificações essenciais de um bom supervisor e se atribua a você, com honestidade, nota de zero a cinco em cada uma delas:
- Coaching e desenvolvimento de pessoas
- Comunicação
- Delegação
- Iniciativa
- Gerenciamento de reuniões
- Planejamento e organização
- Solução de problemas
- Tomada de risco
- Estabelecimento de metas e objetivos
- Priorização
- Gerenciamento do tempo
- Busca de melhorias constantes