Post Life Transitions - Avaliação de Desempenho
Post Life Transitions - Avaliação de Desempenho

REUNIÃO DE AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO É UMA OPORTUNIDADE DE SE AVALIAR COMO SUPERVISOR

Se você é autoconfiante e confia na fonte de informação, pergunte ao seu funcionário, durante a reunião de avaliação do desempenho, como ele o enxerga no papel de supervisor. Faça isso ao final da sessão.

Não faça uma pergunta aberta, pois os resultados serão inócuos. Faça perguntas específicas, do tipo:

– Há algo que você considera que eu fiz, durante este ano, que contribuiu para que você atingisse este nível de desempenho?

– O que, na sua opinião, eu poderia ter feito para ajuda-lo a ter um melhor desempenho?

– Quais duas ou três coisas que eu deveria continuar a fazer durante o próximo ano, porque contribuem para o seu desempenho?

– No que você gostaria que eu mudasse ou o que eu deveria melhorar?

Além disso, pare e reflita (mas não pergunte ao outro):

Eu sou uma pessoa veraz e sincera?

Não existe a meia verdade. As mentiras sempre afloram e se voltam contra você. Pior ainda, quando elas se revelam, lançam descrédito sobre você e sobre tudo o que você disser daqui para frente. Ninguém irá confrontá-lo com a verdade; vão falar pelas suas costas.

Eu pratico o que eu digo?

As pessoas precisam saber que contam com você. Elas necessitam saber sua posição em relação a assuntos importantes.

Eu digo para as pessoas tudo aquilo que elas precisam saber, o que eu estou pensando e o porquê de eu estar agindo de uma determinada
maneira?

Seja preciso nas suas palavras de forma a deixar os assuntos claros e evitar a confusão. Não crie situações nas quais as pessoas possam interpretá-lo de forma errada ou possam entender promessas ou compromissos vagos, que não serão cumpridos.

Eu sou confiável?

Adquirir a reputação de confiável requer consistência e atenção constante.

Completando

Faça uma lista das qualificações essenciais de um bom supervisor e se atribua a você, com honestidade, nota de zero a cinco em cada uma delas:

  • Coaching e desenvolvimento de pessoas
  • Comunicação
  • Delegação
  • Iniciativa
  • Gerenciamento de reuniões
  • Planejamento e organização
  • Solução de problemas
  • Tomada de risco
  • Estabelecimento de metas e objetivos
  • Priorização
  • Gerenciamento do tempo
  • Busca de melhorias constantes

Ewaldo Endler

Sócio da Next Steps e da Lifetransitions. Começou como executive search em 1972 e desde então tem desenvolvido uma larga experiência em várias organizações globais. É Coach em transições profissionais: A Conquista do Emprego, Planejamento de Carreira, A Recolocação Profissional, Preparação para Aposentadoria, Onboarding Executivo, Assessor na elaboração do currículo e em networking.