Baseado em trabalho de Robert F. Gately, PE, MBA
Raramente os gerentes estão psicologicamente qualificados para falar com os membros de sua equipe em nível pessoal.
Uma das razões é que, muitas vezes, profissionais são levados à função gerencial devido à sua capacitação técnica e não por decorrência de suas habilidades como gestores e a capacidade de lidar com pessoas.
Devemos premiar peritos técnicos com salários mais altos, mas não com a promoção para gerentes.
Seria muito melhor promover para cargo gerencial pessoas que, comprovadamente, são dotadas de habilidades gerenciais e de relacionamento humano, mesmo que limitadas em habilidades técnicas, o que resolveria dois problemas:
- Melhoria da competência técnica em geral, já que o bom técnico permanece na função técnica;
- Melhoria na eficácia da gestão.
Na medida em que os dirigentes avaliam equivocadamente os futuros gerentes, a administração fica refém do Peter Principle: “Numa hierarquia, todo funcionário tende a ser promovido até o seu nível de incompetência”.
A Pesquisa
Foi realizada uma pesquisa estimulada, mostrando aos gerentes dez fatores de motivação e solicitando-lhes que os classificassem por ordem de importância.
Os resultados produziram a seguinte lista:
1 | Salário |
2 | Bônus |
3 | Seguro Saúde |
4 | Plano de Aposentadoria |
5 | Outros Benefícios |
A linha dinheiro |
6 | Trabalho Interessante |
7 | Envolvimento na tomada de decisões |
8 | Comentários sobre meu desempenho (Feedback) |
9 | Investimento em Formação |
10 | Respeito |
Conforme se constatou, os gerentes classificaram os itens relacionados a dinheiro como os cinco principais fatores de motivação dos empregados.
Por outro lado, a mesma pergunta formulada aos funcionários subordinados produziu a lista abaixo:
1 | Trabalho interessante |
2 | Envolvimento na tomada de decisões |
3 | Comentários sobre meu desempenho (Feedback) |
4 | Investimento em Formação |
5 | Respeito |
A linha dinheiro |
6 | Salário |
7 | Bônus |
8 | Seguro Saúde |
9 | Plano de Aposentadoria |
10 | Outros Benefícios e Vantagens |
Ou seja, os subordinados classificam os itens de remuneração e dinheiro como os cinco últimos fatores de motivação da lista, invertendo praticamente as prioridades estabelecidas pelos gerentes.
Conclusão
Contudo, uma análise mais cuidadosa dessa constatação evidencia algo mais profundo: os fatores que os gerentes consideram importantes não necessitam o contato pessoal com os funcionários para serem definidos; decisões sobre os mesmos podem ser tomadas “a portas fechadas” juntamente com os setores de recursos humanos da empresa. Os funcionários, por seu lado, manifestam prioridades que requerem essa aproximação humana.
Olhando-se o fato sob outro ângulo, percebe-se que os gestores optam por aqueles que consideram os cinco principais fatores de motivação entre as coisas que podem “dar” a seus funcionários, sem a necessidade de perguntar o que seus empregados querem ou precisam, evitando, com isso, o contato pessoal.
Nota importante!
Quando outro grupo de gerentes foi solicitado a responder qual a importância dos fatores de motivação para eles próprios, produziram listas praticamente idênticas às de seus funcionários, o que é muito interessante, e revelador !!!
A mesma pergunta, numa pesquisa não estimulada, formulada para pessoas de níveis variados na hierarquia da organização revelou em comum as seguintes prioridades:
- O reconhecimento dos gestores
- Prazer derivado da própria tarefa
- Relacionamento com colegas