Todo profissional em busca de um emprego é forçado a vencer duas batalhas.
A primeira delas é fazer com que seu currículo se destaque dentro da massa de possíveis candidatos para o cargo e impressione o selecionador a ponto de que ele se decida a convidar o profissional para uma entrevista.
A segunda, é criar nas entrevistas uma impressão positiva duradoura que garanta a sua sobrevivência no processo e que o destaque como sendo aparentemente o melhor candidato para a posição.
Em realidade, a segunda batalha é aquela das duas sobre a qual o profissional pode exercer maior controle.
Basta seguir o método que envolve:
- Pesquisar profundamente a empresa para a qual esteja se candidatando e as pessoas que lhe irão entrevistar, usando os recursos da Internet, redes sociais, informações obtidas junto a pessoas da sua rede de relacionamentos, estudo do Annual Report da companhia etc.
- Estudar o e-book: COMO DAR RESPOSTAS EFICAZES NA ENTREVISTA;
- Identificar a estratégia de entrevista adotada pelos entrevistadores e ajustar sua participação e comportamento de forma a apresentar imagem positivamente marcante;
- Usar com habilidade as técnicas para dominar a entrevista.
O Problema
O grande problema resume-se em como ultrapassar a barreira, com evidente viés, da análise do currículo e conseguir o contato pessoal nas entrevistas.
Este é o reino da mesmice.
Assim, com pequenas variações, puramente cosméticas, todos os currículos são impressos em cor preta, sobre papel branco, contendo as mesmas informações e usando um fraseado pedante e padronizado.
O argumento para isso é que irá facilitar a análise do selecionador, o qual procura as informações para sua decisão de descartar ou fazer sobreviver aquele candidato.
Contudo, esta não é uma verdade universal.
Fora do Brasil, os currículos estão se transformando naquilo que sempre deveriam ter sido: um catálogo de apresentação do profissional, com o objetivo de provocar uma entrevista. O modelo aqui apresentado (evidentemente não brasileiro), foi laureado como um dos três melhores modelos atuais de currículo.

Selecionadores locais no Brasil, solicitados a opinar sobre este tipo de currículo, manifestaram forte rejeição, usando expressões depreciativas e jocosas que, em resumo, clamam por “falta de seriedade” e “incompatível com o espírito solene do trabalho”.
Nada de novo; toda inovação suscita controvérsias e obedece a tendência de rejeição daquilo com o qual as pessoas não estão acostumadas.
Entretanto, nem tudo está perdido.
Uma Solução
O e-book COMO ELABORAR UM CURRÍCULO QUE SE DESTAQUE contêm uma série de recomendações sobre o uso de elementos gráficos para dar destaque ao currículo no meio de toda a massa disforme, dentro de limites que não chocam o selecionador.
Assista também a série de vídeos COMO DAR AO SEU CURRÍCULO O CONTEÚDO QUE O DESTAQUE.
Mas, isso não é tudo.
Porque não enriquecer o currículo com alguns hiperlinks que remetam quem o estiver analisando a informações úteis, apresentadas de forma primorosa, que complementem o conhecimento a respeito do profissional, tais como:
- Fotos ou ilustrações de trabalhos realizados;
- Gráficos demonstrando a evolução de um fator sob controle do
profissional, como volume de vendas, custos, qualidade etc. - Artigos publicados pelo profissional;
- Títulos, diplomas ou premiações recebidas;
- Cartas de recomendação
- Fotos com pessoas conhecidas e que sejam importantes para o
negócio, como, por exemplo, principais clientes ou fornecedores; - Outras informações relevantes.
Todo este material pode estar reunido num site pessoal do profissional.
O Vídeo
Remetendo ao título deste artigo: Porque não ilustrar essa apresentação com um vídeo através do qual o profissional se apresenta?
Gravar um vídeo pessoal não é complicado: basta um celular de qualidade mediana.
De resto, a Internet coloca à disposição inúmeros vídeos e sites que ensinam como produzir um vídeo.
Assunto? É mais simples ainda: fale o seu Elevator Pitch, complementado e expandido com informações adicionais relevantes.
Com isso, o profissional estará “dando vida” à sua apresentação, tornando-se uma pessoa, e se destacando de forma indelével.