Eu não tenho elementos para avaliar ou para comentar qualquer situação em particular.
Contudo, tenho uma carreira longa como selecionador de profissionais de alta qualificação e posso comentar, de forma geral, os critérios que sempre apliquei no meu trabalho, e que particularmente afetam os profissionais amadurecidos, com mais de 50 anos de idade.
É muito comum constatar que pessoas amadurecidas, comportam-se nas entrevistas como o motorista que, ao invés de olhar pelo para-brisa para a estrada à frente, dirige olhando para o espelho retrovisor.
Talvez seja essa uma característica decorrente da idade.
Apegam-se ao passado e às suas realizações e demonstram que atendem a todos os requisitos do cargo, porque já fizeram algo similar, com sucesso, um dia na vida.
Hardskills X Softskills
Não há dúvida de que um passado de realizações é uma pista indicativa do que se pode esperar dessa pessoa no futuro.
Com sua argumentação, contudo, demonstram o domínio dos, assim chamados, hardskills¸ ou seja, o domínio de técnicas e de saber como fazer.
Mas, o selecionador está mais interessado nos softskills, ou seja, na atitude correta que fará com que o profissional seja adequado para a estrada que terá pela frente.
Isso porque na dinâmica do mundo atual, muito provavelmente grande parte dos hardskills já foram ultrapassados, ou em breve o serão.
O passado é um indício; mas a pergunta real é: será esse profissional adequado para o futuro que se desenha à nossa frente?
Os softskills fazem com que o indivíduo tenha a humildade de aceitar a Douta Ignorância (a única coisa que eu sei é que eu não sei nada) e adote a atitude de um aprendiz ao invés de um conhecedor.
Abrir-se ao mundo e tentar acompanhar a velocidade alucinante das mudanças.
Demonstrar que está acompanhando os assuntos do momento, como Big Data, IoT, IA, Computador Biológico, ou Computador de DNA. S&OP, PMI, PMBoK, PMP, LEED GA etc.
Em resumo, para conquistar o emprego, qualquer que seja sua idade, o profissional de hoje deve demonstrar que será capaz de se reinventar a cada 3 a 5 anos.
Você sabe como estar aberto à mudanças e se reinventar? Conhece o Coaching Inegrativo?