De repente, surgido do nada, aos gritos e apontando um revólver para sua cara o indivíduo exige a sua carteira.
Sem dúvida, nesse momento você estará altamente motivado a fazer o que o assaltante exige.
Reflita um instante, contudo.
Depois de passado o susto, você estará sentindo-se ansioso pela oportunidade de passar novamente pela mesma experiência?
Quais os sentimentos que o assalto fizeram aflorar em você?
* Raiva?
* Frustração?
* Desejo de vingar-se?
* Ressentimento?
Ameaças são eficazes no assalto num semáforo; não no ambiente de trabalho.
Empregados ameaçados sentem raiva, desejo de revidar, cinismo, indiferença face aos objetivos e, sobretudo, desmotivação.
Esteja atento e busque oportunidades para motivar as pessoas.
Para isso, assegure-se de que os empregados estejam envolvidos em tarefas desafiadoras e que seu trabalho seja interessante.
Contudo, reconheçamos, a maior parte das atividades não são intrinsecamente desafiadoras e excitantes a ponto de criar a auto-motivação.
O feed back positivo, com o objetivo de reforçar a auto-estima do funcionário e a utilização do feed back negativo usado de forma construtiva, encorajando o empregado a melhorar seu desempenho, são ferramentas eficazes para a motivação.
Pessoas sentem-se melhor e são mais felizes em ambientes nos quais os seus chefes e seu trabalho atendam aos seguintes requisitos:
- Comunicação
Os funcionários devem possuir acesso às informações necessárias para realizar seu trabalho. - Segurança
Não devem sentir-se ameaçados ou em risco - Comprometimento
Os gerentes e chefes devem demonstrar através de suas ações que se encontram genuinamente comprometidos com os objetivos e programas. Ninguém leva a sério uma campanha com título pomposo que não seja suportada por ações reais e atitudes consistentes da chefia. - Justiça
Os funcionários devem sentir que são tratados com justiça e sem protecionismo. - Oportunidades
Há, realmente, possibilidade de progresso profissional para os que se destacam?
Lembre-se sempre disso.
Sucesso !