Todos queremos um currículo que se destaque da pilha nas mãos do gerente de RH.
Mas como criar um currículo que seja de bom gosto, estético e impressionante, e que, ao mesmo tempo, não faça você parecer um fanfarrão se auto vangloriando?
CABEÇALHO
Coloque essas informações no cabeçalho, para não desperdiçar o espaço nobre do seu currículo, que deve ser usado para o qualificar profissionalmente
- Nome
NOME (em destaque)
Título ou Cargo
- Dados de Contato: telefone, e-mail, endereço Skype
- Não coloque: endereço, cidade, bairro, CEP
- Idade: informação opcional
- Composição familiar: esposa, filhos etc. – informação inútil para a avaliação de seu patrimônio profissional
Exemplo:
CORPO DO CV
- OBJETIVO
Título do cargo que pretende ocupar
- Sumário profissional
O resumo profissional é uma breve seção de uma a três frases que aparece com destaque em seu currículo, descrevendo sucintamente quem você é, o que você faz e por que você é perfeito (a) para o trabalho. (É informação opcional)
Exemplo:
Profissional experiente que imprime à controladoria e finanças gestão voltada para resultados, tanto no suporte à tomada de decisões de negócios como também com especial foco na otimização fiscal e tributária da organização
- Habilidades pessoais
Relacione as três ou quatro principais habilidades pessoais ou comportamentais que o caracterizam. Enuncie em itens concisos, como:
- Formação de equipes de alta performance
- Gestão de Projetos
- Liderança
- Comunicação
- Habilidades técnicas
- Vendas B2B
- Reestruturação do Capital da empresa
- Turnaround de operações deficitárias
- Foco no aumento do EBITDA
- Foto
A foto do profissional é a primeira informação que é analisada pelo selecionador e influencia sua atitude na avaliação do currículo. Então, não há o que negociar: ou incluir no currículo uma foto de boa qualidade, que transmita seriedade, objetividade, foco, energia e bom humor, ou não colocar foto nenhuma. NUNCA colocar uma foto de documento, tipo 3×4 (do tipo que só falta escrever em baixo:” PROCURA-SE ”)
- Diagramação
Há duas formas de apresentar a foto e as habilidades:
- Lado a lado, em três blocos:
- Em coluna, à esquerda
REALIZAÇÕES
Descrever, na forma de itens com enunciado conciso, as suas principais realizações nas empresas para as quais trabalhou.
Seja adepto(a) de estatísticas e coloque número associados a cada uma dessas realizações.
Exemplos:
Fraco: Introduziu melhorias na eficiência operacional que permitiram aumento de receitas e da rentabilidade;
Forte: Aumento de 8% nas receitas, com elevação de 3% na rentabilidade, através da introdução de melhorias na eficiência operacional.
Fraco: Gerenciou feira de profissões para os alunos
Forte: Gerenciou verba de R$ 12.000,00 para organizar feira de profissões para 1300 alunos.
Fraco: Aceito no programa de Trainees da ACME Inc.
Forte: Foi um dos 10 aceitos no programa de Trainees da ACME Inc., selecionado entre 23.000 candidatos que se apresentaram.
Fraco: Recebeu o Prèmio President of the Year da ACME Inc.
Forte: Conquistou o Prêmio President of the Year da ACME Inc., como o de melhor desempenho entre todas as 28 subsidiárias da empresa no mundo
Diagramação
Dependendo de sua opção para a colocação da foto e habilidades, as realizações serão apresentadas abaixo ou numa coluna à direita
ABAIXO
COLUNA À DIREITA
EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL
Esta é uma seção crítica do um currículo, onde é detalhado seu histórico profissional em um formato consistente e atraente. Deve incluir nomes de empresas, locais, datas de emprego, funções e títulos abrangendo os últimos 10 a 15 anos de sua carreira. Essa parte é essencial para recrutadores e gerentes de contratação, que buscam absorver informações sobre suas experiências profissionais e conectar suas habilidades ao que eles estão procurando em uma contratação em potencial.
A recomendação é de que esse tópico deve cobrir 10 a 15 anos mais recentes de sua carreira. Este critério pode de ser flexibilizado, dependendo do prestígio e importância de empresas para as quais trabalhou em período mais remoto.
Exemplo:
Desde 2009 Marbella Spitfire do Brasil Financial Controller
2007 – 2009 Circus du Solei Ltda. Administration & Finance Manager
2002 – 2007 Seris Food and Drink Head de Finanças
FORMAÇÃO EDUCACIONAL
Como muitos empregos exigem um certo nível de educação, é importante mencionar suas credenciais acadêmicas em seu currículo. No entanto, esta seção não deve ocupar muito espaço. Na maioria dos casos, simplesmente listar a escola frequentada, período e grau obtido será suficiente.
Exemplo:
- MBA Controladoria – Universidade Sul América – 2010/2011
- Graduação em Ciências Contábeis – Faculdade Tabajara – 2000/2002
- Graduação em Administração de Empresas – PUC/SP – 1994/2000
- Diversos cursos de atualização e complementação
OUTRAS INFORMAÇÕES
Conhecimento de idiomas, premiações ou reconhecimentos formais, outras atividades ou trabalho voluntário etc.