As ações do momento, como downsizing ou rightsizing, associadas à crescente preocupação com o gerenciamento das próprias carreiras, tornam cada vez mais difícil encontrar funcionários leais às suas organizações. Contudo, algumas atitudes dos gerentes podem contribuir para reconstruir a lealdade.
Agir segundo as regras
Ser honesto em todas as circunstâncias. Sempre que um gerente rompe ou contorna uma regra, torna praticamente impossível impô-la aos seus subordinados sem que haja uma quebra de respeito e da lealdade.
Ser uma fonte de estabilidade
Durante períodos difíceis, os funcionários almejam que seus gerentes sejam uma fonte confiável de suporte e otimismo.
Propiciar encorajamento e direção
Os funcionários reagem positivamente aos gerentes que lhes inspirem e os encorajem a dar o melhor de si próprios para o trabalho e os incentivem a ser criativos.
Confiar na equipe
É melhor confiar em todos o tempo todo e ser enganado uma ou outra vez, do que desconfiar sempre de todos e nunca ter surpresas. A equipe deve saber que conta com a confiança irrestrita do gerente.
Elogiar mais do que criticar
Sempre que algo for bem feito ou que as metas forem atingidas, é importante reconhecer o mérito da equipe e compartilhar com a mesma o sucesso. Quando algo der errado, absorver a responsabilidade sem compartilhá-la.
Aprimorar-se constantemente
As qualificações e não o poder encorajam a lealdade dos empregados. O auto aprimoramento e a aquisição de novas capacitações é missão infindável do gerente.
Formular a visão
Um gerente não pode liderar sua equipe se ela não souber para onde está sendo encaminhada. A meta deve estar definida e o conhecimento da mesma compartilhado com todos.
Lembre-se sempre disso.
Sucesso!