Empatia não tem nada a ver com simpatia. Entretanto, muito comumente vejo pessoas usarem inadequadamente essas palavras. Empatia é a capacidade de compreender e compartilhar os sentimentos do outro. Ou seja, a capacidade de enxergar o mundo através dos olhos da outra pessoa. Por outro lado, quando duas pessoas estabelecem boas relações entre elas e o seu convívio lhes é agradável, é porque simpatizam uma com a outra. O mesmo ocorre com as palavras ouvir e escutar. O significado de ouvir remete ao sentido da audição, é aquilo que o ouvido capta. Já o verbo escutar corresponde ao ato de ouvir com atenção. Ou seja, escutar é entender o que está sendo captado pela audição, mas além disso compreender e processar a informação internamente. Você ouve um carro passar pela rua, mas escuta passos na escada. Este prólogo explica o título deste artigo:
APRENDA A ESCUTAR EMPATICAMENTE. Escutar envolve mais do que ouvir o que a outra pessoa está falando; envolve compreender o que a outra pessoa está sentindo. Existem 6 níveis do
escutar:
Escuta passiva
Quando escutando passivamente, a pessoa não está realmente escutando. Ela ouve as palavras, mas não as elabora para compreender o real significado.
Escuta estimulada
É praticamente o mesmo que escutar passivamente, mas pontuando a conversa com expressões pseudo incentivadoras, como “hum-hum”, “entendo”, “puxa!”, “não diga!”.
Escuta seletiva
Quando a pessoa está pensando naquilo que irá dizer em seguida, enquanto o interlocutor estiver falando.
Escuta atenta
Quando a pessoa está pensando no que irá perguntar em seguida, enquanto o interlocutor estiver falando
Escuta ativa
Quando o ouvinte está preocupado em entender o real sentido da conversa, além do significado das palavras. Neste nível a pessoa busca outros indicadores na comunicação não verbal, como a postura do interlocutor, suas expressões faciais, entonação de voz etc. (observe que as
mensagens não verbais correspondem a mais de 90% da comunicação humana). Nesse estágio, repetir ou parafrasear o que foi dito pelo interlocutor permite confirmar o grau de compreensão do assunto.
Escuta empática
Quando ocorre a
escuta ativa a pessoa reconhece que o interlocutor tem sentimentos em relação ao tema, mas não se envolve com os mesmos. A
escuta empática ocorre quando a pessoa acolhe a perspectiva do interlocutor e passa a enxergar a visão dele sobre o assunto em pauta. Empatia é a habilidade de “sentir” o mesmo que a outra pessoa em relação à situação e se colocar na posição da mesma. A
escuta empática requer a compreensão daquilo que o interlocutor fala (significado explícito) bem como entender como ele se sente em relação ao assunto (significado implícito). É importante compreender que o interlocutor nunca irá verbalizar os seus sentimentos em relação ao assunto. Eles devem ser intuídos. A
escuta empática é o mais eficaz instrumento para o desenvolvimento de relações ganha-ganha numa negociação, pois permite a convergência de interesses através da satisfação de desejos emocionais, sem a necessária contrapartida de concessões materiais.