A entrevista é toda sobre comunicação! Comunicação é o meio pelo qual você, como um candidato, estará anunciando quem você é, suas habilidades e as qualificações que você oferece ao seu potencial empregador, bem como as razões pelas quais você é o candidato ideal. Sua comunicação permite que você crie uma impressão duradoura.
Tenha em mente que os empregadores não só valorizam o conhecimento e as habilidades em sua disciplina, como também dão importância às habilidades de comunicação escritas e orais. Eles esperam que você conheça o mundo do trabalho e tenha a capacidade de se comunicar com clareza sobre seu campo, bem como os aspectos exclusivos do que você tem a oferecer à empresa / ao setor.
Você deve ser convincente na entrevista.
Para isso, pense em termos didáticos. Muitos profissionais fracassam na entrevista porque pressupõem que o seu entrevistador conhece o assunto a respeito do qual estarão falando e, em decorrência, não explicam claramente o que estão comunicando.
Como regra, imagine que você está tentando explicar o assunto ao seu sobrinho (ou filho) que tem 10 anos de idade. Se falar demais e se estender nas explicações ele perderá o interesse e deixará de ouvi-lo. Se for muito superficial, ele terá dificuldades de entender e, igualmente, perderá o interesse.
Onde está o equilíbrio? Não existem regras claras nesse assunto. A melhor atitude é perguntar ao entrevistador o quanto ele conhece sobre o assunto, ou perguntar se, na opinião dele, você está se estendendo em detalhes demais, que ele já conhece. Pergunte claramente, com frase do tipo: “Eu não sei o quanto você está familiarizado com esse tema e não quero cansá-lo com detalhes inúteis. Em que detalhe você quer que eu me aprofunde?”