Convivemos com conceitos obscuros e assustadores, criados por consultores que insistem em comportar-se como deuses no Olimpo, detentores de conhecimentos inacessíveis ao comum mortal, e utilizando expressões como:
- estratégia
- posicionamento estratégico
- característica estratégica diferenciadora
- planejamento estratégico
- fator estratégico de excelência
- etc…
Toda a parafernália reduz-se a sete passos:
- Pergunte a si mesmo: “porque existe minha empresa?”
Sua resposta será a missão. - Avalie suas forças, fraquezas, oportunidades e ameaças.
Também conhecida como análise SWOT.
– Onde somos muito bons?
– Onde os competidores são melhores do que nós?
– Qual a maior carência de nossa organização? (capital, gente, tecnologia …)
– Que oportunidade existe no mercado?
– Qual o grande risco para o nosso negócio? - Escreva a visão do futuro
Não fale: escreva. O que você quer que seja a sua empresa no futuro? Estes serão os seus objetivos de longo prazo. - Escreva os objetivos de curto prazo
Não fale: escreva. Para caminhar no sentido dos objetivos de longo prazo, quais devem ser os objetivos para este ano? E para os próximos seis meses? - Crie uma estratégia para cada objetivo
Agora que você identificou seus objetivos de curto prazo, como eles poderão ser atingidos? - Estabeleça um plano para cada estratégia
Quem deverá fazer o quê a fim de assegurar que as estratégias sejam seguidas e os objetivos atingidos? Quando cada coisa deverá ser feita ou cada ação encerrada?
Planos de ação são específicos e devem possuir prazos e datas para conclusão. - Acompanhe a execução
Estabeleça um programa ou rotina que o obrigue a fazer o acompanhamento dos planos, de forma a assegurar-se de que eles serão cumpridos.
Lembre-se sempre disso.
Sucesso !