Este artigo complementa o anteriormente publicado a respeito do assunto, publicado sob o título de APRENDA A ESCUTAR EMPATICAMENTE PARA SE TORNAR UM BOM NEGOCIADOR
Empatia é a habilidade de “sentir” a situação da outra pessoa, ou seja, colocar-se no lugar dela.
Escutar empaticamente requer a compreensão daquilo que o interlocutor está dizendo (significado explícito) bem como também o como a pessoa se sente sobre o assunto (significado implícito)
Escutar empaticamente envolve quatro dimensões:
Prestar atenção ao conteúdo e à emoção
Interrompa tudo o que estiver fazendo e dê toda a atenção ao interlocutor. Procure captar todo o conteúdo da comunicação, nos aspectos de tom de voz, ritmo da fala, inflexão de palavras ou de frases. Mantenha-se atento à linguagem corporal e às expressões faciais. Não interrompa o diálogo com observações precipitadas; deixe a pessoa falar.
Refreie-se da tentação de julgar ou de analisar
Pode lhe ocorrer a tentação de oferecer conselhos à medida em que a pessoa se expressa, o que é uma atitude muito comum entre pessoas que começam a frase com a expressão “Olha, se fosse comigo, eu …”. Nunca faça isso! Sua função não é a de julgar a situação.
Mantenha a disciplina de não opinar e combata as emoções que o relato da pessoa está despertando em você. A pessoa não está buscando a sua opinião. Está procurando ser compreendida.
Descreva sua compreensão do significado explícito e implícito do que escutou
Não se trata de simplesmente repetir com outras palavras o que acabou de escutar. Aprofunde-se na compreensão dos sentimentos da pessoa e faça comentários que indiquem ter você compreendido essa dimensão da conversa.
Observar sinais de resistência ou de rejeição
Caso você tenha interpretado erradamente os sentimentos do outro, ele dará sinais de rejeição e afastamento, tais como cruzar as pernas colocando uma delas na posição de que irá chutar você, ou cruzando os braços na frente do peito, ou se reclinando para trás na cadeira, num gesto de afastar-se de você. Caso a rejeição apareça, solicite à pessoa voltar ao primeiro passo desta sequência. Leia mais em O CORPO FALA: COMO CRIAR UMA IMPRESSÃO POSITIVA DURADOURA.