Post Life Transitions Conquista da Entrevista
Post Life Transitions Conquista da Entrevista

4 REGRAS PARA TRIPLICAR A CHANCE DE SER CHAMADO PARA UMA ENTREVISTA

Uma vez que você tenha preparado o seu currículo-mestre, com a descrição completa de seu histórico profissional, cargos ocupados, responsabilidades, realizações, formação educacional, cursos especiais ou de extensão, conhecimentos de idiomas, viagens internacionais etc., é chegado o momento de elaborar o currículo resumido que será enviado para se propor como candidato perante o futuro empregador.

Esse currículo resumido será um extrato daquele completo, apresentando os principais argumentos que o tornam o candidato perfeito para o cargo, ou para a empresa.

Siga estas regras:

Regra 1 – FALE A LINGUAGEM DA EMPRESA

Nesse momento, uma das preocupações do profissional deve ser a de “falar a linguagem do provável futuro empregador”.

Isso significa usar os termos e as frases que fazem parte do cotidiano da empresa, para demonstrar afinidade cultural com ela.

Para tanto, é necessário analisar a descrição do cargo ao qual se propõe, para identificar essas palavras e expressões.

Em caso de não estar disponível a descrição do cargo, pode-se, alternativamente, analisar no site da empresa a sua apresentação, declaração de missão e princípios.

Uma forma prática de atingir esse objetivo é submetendo o texto à análise de uma ferramenta de contagem de palavras, como, por exemplo, o Word Counter 360º, que pode ser usado para vários idiomas (http://pt.wordcounter360.com/).

A Densidade de Palavras-Chave indica a incidência de cada palavra no texto.

Com base nessa informação, reveja os textos do seu currículo, na parte da descrição de suas atribuições e das suas realizações, editando as mesmas e as redigindo de forma a incluir as palavras-chave.

Exemplo:

Resultado da contagem de palavras

Empresas/Grandes/Vivência/Prospecção/Desenvolvimento

Frase original

Conhecimento do processo integral da venda, começando pela prospecção da oportunidade, seguindo para a geração da proposta para o cliente, passando pela negociação técnica e comercial.

Nova redação

Vivência no processo integral da venda para grandes empresas, começando pela prospecção da oportunidade, seguindo para o desenvolvimento da proposta para o cliente, passando pela negociação técnica e comercial.

Regra 2 – COLOQUE EM DESTAQUE OS SEUS MAIS POTENTES ARGUMENTOS DE VENDA

Lembre-se que, numa primeira triagem, o recrutador vai gastar cerca de 6 segundos na leitura do seu currículo.

Em decorrência, a primeira metade da primeira folha dele, que é imediatamente visível na tela do computador, do tablet ou do celular quando é aberto, é a parte mais importante do currículo.

Nesse espaço devem ser apresentadas os principais argumentos que justificam ser você o candidato ideal para o cargo proposto.

Isso significa editar a distribuição das informações apresentadas.

Para isso, reveja e analise a descrição do cargo (se estiver disponível) ou deduza o que é importante para a empresa (pesquisando sobre ela em assuntos de produtos, mercados, concorrência etc.) e faça a lista dos seus três principais atributos profissionais que são particularmente úteis para essa organização. Preencha:

As minhas três principais qualificações que são de grande utilidade para esta empresa:

a)_______________________________________________________________

b)_______________________________________________________________

c)_______________________________________________________________

Não há regras a respeito desse assunto.

O destaque de seu patrimônio pode ser um conhecimento específico (adquirido através da experiência ou estudos), uma realização (como, por exemplo, o gerenciamento de um projeto, ou a conquista de um grande cliente, ou uma redução expressiva de custos, a recuperação de impostos, a redução do prazo de recebimento de faturas, a redução da inadimplência etc.), ou algo de que o torne especial.

Essas qualificações devem constar em destaque no início do currículo.

Regra 3 – DESCREVA-SE USANDO VERBOS DE AÇÃO PODEROSOS

O mundo está cansado de palavras suaves e estáticas, que aparecem em todos currículos, como:

Conduziu/Utilizou/Gerenciou/Responsável por…

A maioria dos parágrafos nos currículos inicia-se com as mesmas palavras.

São sempre as mesmas e batidas palavras, que aparecem monotonamente nos currículos, a ponto de que perderam o seu real significado e não são eficazes para demonstrar a importância das realizações profissionais.

Substitua essas palavras por verbos de ação mais poderosos, que imprimam dinamismo e energia, conforme descrito em: A IMPORTÂNCIA DE INCLUIR VERBOS DE AÇÃO NO SEU CURRÍCULO

Regra 4 – QUANTIFIQUE SUAS REALIZAÇÕES

Reveja todos os itens de seu currículo que descrevam realizações.

Coloque números ao descrevê-las, o que elevará em muito o poder de comunicação.

Para tanto, utilize sua imaginação (mas esteja sempre fiel à verdade),

Veja alguns exemplos:

Fraco: Introduziu melhorias na eficiência operacional que permitiram aumento de receitas e da rentabilidade;

Forte:  Aumento de 8% nas receitas, com elevação de 3% na rentabilidade, através da introdução de melhorias na eficiência operacional.

Fraco: Mantém blog sobre planejamento e desenvolvimento de carreira

Forte: Escreveu 130 artigos sobre planejamento e desenvolvimento de carreira, que geraram 308 comentários e 930 “likes”

Fraco: Gerenciou feira de profissões para os alunos

Forte: Gerenciou verba de R$ 12.000,00 para organizar feira de profissões para 1300 alunos.

Fraco:   Aceito no programa de Trainees da ACME Inc.

Forte:   Foi um dos 10 aceitos no programa de Trainees da ACME Inc., selecionado entre 23.000 candidatos que se apresentaram.

Fraco:   Recebeu o Prêmio do Concurso de Ciências da Escola Ágora

Forte:   Ganhou o Prêmio de R$ 2.300,00 do Concurso de Ciências da Escola Ágora, concorrendo com 80 trabalhos apresentados

Fraco:   Recebeu o Prèmio President of the Year da ACME Inc.

Forte:   Conquistou o Prêmio President of the Year da ACME Inc., como o de melhor desempenho entre todas as 28 subsidiárias da empresa no mundo

Ewaldo Endler

Sócio da Next Steps e da Lifetransitions. Começou como executive search em 1972 e desde então tem desenvolvido uma larga experiência em várias organizações globais. É Coach em transições profissionais: A Conquista do Emprego, Planejamento de Carreira, A Recolocação Profissional, Preparação para Aposentadoria, Onboarding Executivo, Assessor na elaboração do currículo e em networking.