Uma vez que você tenha preparado o seu currículo-mestre, com a descrição completa de seu histórico profissional, cargos ocupados, responsabilidades, realizações, formação educacional, cursos especiais ou de extensão, conhecimentos de idiomas, viagens internacionais etc., é chegado o momento de elaborar o currículo resumido que será enviado para se propor como candidato perante o futuro empregador.
Esse currículo resumido será um extrato daquele completo, apresentando os principais argumentos que o tornam o candidato perfeito para o cargo, ou para a empresa.
Siga estas regras:
Regra 1 – FALE A LINGUAGEM DA EMPRESA
Nesse momento, uma das preocupações do profissional deve ser a de “falar a linguagem do provável futuro empregador”.
Isso significa usar os termos e as frases que fazem parte do cotidiano da empresa, para demonstrar afinidade cultural com ela.
Para tanto, é necessário analisar a descrição do cargo ao qual se propõe, para identificar essas palavras e expressões.
Em caso de não estar disponível a descrição do cargo, pode-se, alternativamente, analisar no site da empresa a sua apresentação, declaração de missão e princípios.
Uma forma prática de atingir esse objetivo é submetendo o texto à análise de uma ferramenta de contagem de palavras, como, por exemplo, o Word Counter 360º, que pode ser usado para vários idiomas (http://pt.wordcounter360.com/).
A Densidade de Palavras-Chave indica a incidência de cada palavra no texto.
Com base nessa informação, reveja os textos do seu currículo, na parte da descrição de suas atribuições e das suas realizações, editando as mesmas e as redigindo de forma a incluir as palavras-chave.
Exemplo:
Resultado da contagem de palavras
Empresas/Grandes/Vivência/Prospecção/Desenvolvimento
Frase original
Conhecimento do processo integral da venda, começando pela prospecção da oportunidade, seguindo para a geração da proposta para o cliente, passando pela negociação técnica e comercial.
Nova redação
Vivência no processo integral da venda para grandes empresas, começando pela prospecção da oportunidade, seguindo para o desenvolvimento da proposta para o cliente, passando pela negociação técnica e comercial.
Regra 2 – COLOQUE EM DESTAQUE OS SEUS MAIS POTENTES ARGUMENTOS DE VENDA
Lembre-se que, numa primeira triagem, o recrutador vai gastar cerca de 6 segundos na leitura do seu currículo.
Em decorrência, a primeira metade da primeira folha dele, que é imediatamente visível na tela do computador, do tablet ou do celular quando é aberto, é a parte mais importante do currículo.
Nesse espaço devem ser apresentadas os principais argumentos que justificam ser você o candidato ideal para o cargo proposto.
Isso significa editar a distribuição das informações apresentadas.
Para isso, reveja e analise a descrição do cargo (se estiver disponível) ou deduza o que é importante para a empresa (pesquisando sobre ela em assuntos de produtos, mercados, concorrência etc.) e faça a lista dos seus três principais atributos profissionais que são particularmente úteis para essa organização. Preencha:
As minhas três principais qualificações que são de grande utilidade para esta empresa:
a)_______________________________________________________________
b)_______________________________________________________________
c)_______________________________________________________________
Não há regras a respeito desse assunto.
O destaque de seu patrimônio pode ser um conhecimento específico (adquirido através da experiência ou estudos), uma realização (como, por exemplo, o gerenciamento de um projeto, ou a conquista de um grande cliente, ou uma redução expressiva de custos, a recuperação de impostos, a redução do prazo de recebimento de faturas, a redução da inadimplência etc.), ou algo de que o torne especial.
Essas qualificações devem constar em destaque no início do currículo.
Regra 3 – DESCREVA-SE USANDO VERBOS DE AÇÃO PODEROSOS
O mundo está cansado de palavras suaves e estáticas, que aparecem em todos currículos, como:
Conduziu/Utilizou/Gerenciou/Responsável por…
A maioria dos parágrafos nos currículos inicia-se com as mesmas palavras.
São sempre as mesmas e batidas palavras, que aparecem monotonamente nos currículos, a ponto de que perderam o seu real significado e não são eficazes para demonstrar a importância das realizações profissionais.
Substitua essas palavras por verbos de ação mais poderosos, que imprimam dinamismo e energia, conforme descrito em: A IMPORTÂNCIA DE INCLUIR VERBOS DE AÇÃO NO SEU CURRÍCULO
Regra 4 – QUANTIFIQUE SUAS REALIZAÇÕES
Reveja todos os itens de seu currículo que descrevam realizações.
Coloque números ao descrevê-las, o que elevará em muito o poder de comunicação.
Para tanto, utilize sua imaginação (mas esteja sempre fiel à verdade),
Veja alguns exemplos:
Fraco: Introduziu melhorias na eficiência operacional que permitiram aumento de receitas e da rentabilidade;
Forte: Aumento de 8% nas receitas, com elevação de 3% na rentabilidade, através da introdução de melhorias na eficiência operacional.
Fraco: Mantém blog sobre planejamento e desenvolvimento de carreira
Forte: Escreveu 130 artigos sobre planejamento e desenvolvimento de carreira, que geraram 308 comentários e 930 “likes”
Fraco: Gerenciou feira de profissões para os alunos
Forte: Gerenciou verba de R$ 12.000,00 para organizar feira de profissões para 1300 alunos.
Fraco: Aceito no programa de Trainees da ACME Inc.
Forte: Foi um dos 10 aceitos no programa de Trainees da ACME Inc., selecionado entre 23.000 candidatos que se apresentaram.
Fraco: Recebeu o Prêmio do Concurso de Ciências da Escola Ágora
Forte: Ganhou o Prêmio de R$ 2.300,00 do Concurso de Ciências da Escola Ágora, concorrendo com 80 trabalhos apresentados
Fraco: Recebeu o Prèmio President of the Year da ACME Inc.
Forte: Conquistou o Prêmio President of the Year da ACME Inc., como o de melhor desempenho entre todas as 28 subsidiárias da empresa no mundo